Esses últimos tempos já não têm sido os melhores para rotinas, não é mesmo? E, embora a expectativa seja de retorno à normalidade, festas, confraternizações e férias acabam deixando a gente um pouco preguiçoso para os hábitos saudáveis. Mas, há formas de fazer com que isso seja muito menos doloroso do que parece. É só seguir algumas dicas especiais e tudo vai dar certo.
Para ajudar nesse processo, aqui vão algumas dessas melhores dicas. É só continuar com a gente até o final desta leitura e você vai ter uma receita infalível!
1 – Se organize
Primeiramente, depois de dias desregrados como costumam ser os das férias, fazer um bom planejamento é o primeiro passo que você deve dar. Então, é bom mapear quais serão as atividades dos primeiros dias de atividade e se planejar para cumprir todas as tarefas da melhor maneira possível.
Aqui, você deve ter em mente as necessidades e demandas do retorno. A ideia é separar tempo para todas as áreas necessárias. Afinal, uma rotina saudável requer tempo de trabalho, lazer, tempo com a família, exercícios, autocuidado e tudo o mais que você considere importante.
Quando se trata da alimentação, parece um pouco mais difícil depois de férias de fim de ano, não é mesmo? Mas, tudo que você precisa é de um pouco de consciência e boa vontade. Então, insira na sua organização e planejamento hábitos que facilite esse retorno. São ações como compras semanais de orgânicos, tempo para preparação de comida em casa e outros detalhes.
2 – Faça listas de compras
Ainda se tratando de alimentação, a melhor maneira de mantê-la em dia, e o mais saudável possível, é fazendo listas de compras. Se você pode fazer visitas semanais ao mercado, o melhor é que faça isso. Assim, você pode escolher alimentos fresquinhos e orgânicos sem a necessidade de fazer estoque e correr o risco de que eles estraguem rapidamente.
Isso vale também para o supermercado. Quando vamos ao supermercado livres de listas, corremos o risco de voltar de lá com o carrinho cheio de besteiras. Então, esse é um ponto a se observar. Ao pensar antes na atividade e avaliar em casa o que é necessário, você pensará mais claramente no objetivo que é a rotina saudável. E, claro, mais importante do que fazer a lista é se limitar a ela quando estiver andando por aqueles corredores cheinhos de tentações.
3 – Estabeleça uma rotina de sono
É bem verdade que cada corpo e estilo de vida pede uma rotina de sono diferente. Entretanto, faz parte da lista de hábitos saudáveis respeitar essas necessidades e dar ao corpo boas chances de descansar.
Durante a rotina de sono, o corpo faz algumas tarefas cruciais para a saúde. É nesse período que o organismo trabalha funções importantes como a reparação de tecidos, crescimento muscular e faz a síntese de algumas substâncias como proteínas.
Ao contrário do que muitos pensam, dormir não é um desperdício de tempo. Mas, trata-se de um período necessário para a organização do corpo, reposição de energias e regulação do metabolismo. Como você pode ver, dormir é, sim, um hábito importante na adoção de uma rotina saudável.
4 – Redução do consumo de álcool
Geralmente as festas de fim de ano, celebrações e confraternizações são convites ao abuso do álcool. Caso você não tenha conseguido evitar o excesso, essa é a hora de focar um pouco mais. Afinal, no cotidiano natural de dias produtivos, esse tipo de hábito pode ser um impasse.
O consumo de álcool também causa mais situações de inchaço do corpo, e retenção de líquidos. Logo, a fim de construir um corpo e hábitos mais saudáveis, ele deve ser evitado. Evidentemente, não se trata de abstinência, mas de equilíbrio. Assim, voltar à vida normal vai requerer um pouco mais de desfrute sem exageros.
5 – Retome os treinos
À exceção dos “loucos da academia”, a maioria das pessoas suspende a rotina de treino durante esse período de festas. Na melhor das hipóteses, alguns reduzem os esforços e folgam mais na rotina de exercícios e atividades físicas.
Como tudo é questão de condicionamento, talvez seja mesmo um pouco dolorido refazer o caminho do hábito. Assim, certamente você não vai conseguir recomeçar no mesmo ritmo que parou no ano passado. Mas, não se desespere. É sobre isso, e tá tudo bem.
A ideia, então, é espantar o desespero. Para isso, volte aos poucos, inserindo atividades devagar e retomando o ritmo de maneira gradativa. Talvez seja uma boa ideia diminuir os dias de atividades, o tempo e o nível de dificuldade dos exercícios. Se fizer tudo como manda o figurino, logo logo estará no mesmo nível em que estava antes das férias.
6 – Relaxe
Recomeçar é mesmo um pouco difícil, por isso, não é hora para desesperos. Com certeza, a melhor maneira de ter uma rotina saudável é fazendo dela um estilo de vida. Mas, se você teve excessos e faltas durante o tempo de férias, não se martirize por isso.
Além disso, faz parte da rotina saudável ter um tempo para descanso e relaxamento. Desde a primeira dica, inclusive, você já deve separar no seu planejamento um período do dia para fazer isso. Essa é aquela hora para se dedicar a uma leitura despretensiosa, um bom filme ou um tempo do nada. Isso vai te ajudar muito a manter o bom humor, a tranquilidade, e a paciência para enfrentar todos os retornos das dicas anteriores.
Pronto, agora que você viu que não há nada de impossível nos retornos, é só dar o primeiro passo!
Para saber mais sobre o assunto e conhecer boas estratégias de solução, conheça a Intatos! Afinal, são mais de 20 anos de boas práticas e muito acúmulo de conhecimento sobre o assunto!
Leia também: ULTRASSOM MICROFOCADO