Uma das principais vilãs contra a autoestima, certamente é a gordura localizada. Embora os homens também se preocupem com isso, são as mulheres quem mais sofrem por causa dessa situação. Esse é o tipo de problema que pode aparecer por diversos fatores. Enquanto alguns deles são inevitáveis, a maioria pode receber uma ajudinha, podendo ser evitados.
A boa notícia é que esse é o tipo de problema que tem solução. E, ela não está fora do seu alcance. Assim, para que você saiba quais são as causas e como você pode evitar a gordura localizada, preparamos aqui as principais informações sobre o assunto.
O que é a gordura localizada?
Muita gente conhece a gordura localizada como “culote” ou “pneus”. Ao que tudo indica, esses nomes são um pouco pejorativos, e podem pesar mais do que o termo localizada. Mas, independente da forma como você chama, a gordura localizada é aquela que costuma se posicionar instalar uma camada abaixo da pele. E, para o nosso desespero, costumam escolher os piores lugares do corpo, como o abdome, para morar.
Felizmente, do ponto de vista da saúde, esse não é um grande problema. Essa é uma forma que o corpo encontra para armazenar a gordura que consumimos e não damos conta de eliminar. Como resultado, ela costuma causar um grande estrago na relação com o corpo e na autoestima.
Principais causas
As principais causas da gordura localizada têm tudo a ver com o comportamento das pessoas. Isso é, são hábitos ruins que desenvolvemos, e que acabam criando o estoque de gordura no corpo.
Primeiramente, a má alimentação é responsável pela ocorrência do acúmulo de gordura no corpo. Isso porque, nós consumimos uma quantidade de alimentos processados, industrializados e com mais calorias do que o corpo pode eliminar. Esse é um grande problema, porque retarda o metabolismo, estimula o ganho de peso e reduz a capacidade do corpo de queimar as gorduras. Então, aquilo que não consegue eliminar, o corpo guarda em um cantinho que nós não gostaríamos.
Além disso, o excesso de consumo do álcool e cigarro também contribuem para a ocorrência da gordura localizada no corpo. Esses também são hábitos comuns para o brasileiro, mas que traz bastante prejuízos. Além do estímulo a problemas de saúde, também está aquisição de uma maior circunferência abdominal.
A gordura localizada também pode possuir influências genéticas. Isso não quer dizer que “filho de gordo, gordinho é”. Mas, que o corpo possui uma predisposição a acumular as gorduras em lugar do corpo que você certamente não deseja. Assim, quando é esse o caso, a fim de eliminar essas gorduras, é preciso intensificar as boas práticas sobre o assunto.
Como evitar a gordura localizada
Se o seu corpo ainda não fez esse estoque para você e você não deseja que ele o faça, é possível evitar a questão. Para isso, você vai precisar trabalhar a fim de evitar as práticas que causam a gordura localizada.
Ou seja, da mesma forma que os maus hábitos criam a situação, o contrário também é verdadeiro. Dessa forma, a melhor forma de potencializar a saúde e a estética do corpo e cuidando da raiz do problema.
Então, o ideal é movimentar o corpo de forma regular, a fim de estimula-lo a gastar as calorias de maneira eficiente. Além disso, você pode facilitar o processo do corpo, escolhendo alimentos mais saudáveis para a sua dieta e evitando comidas com excesso de açúcar, gordura ou qualquer elemento que dificultaria o trabalho do corpo. Por fim, abdicar ou diminuir dos vícios como álcool e cigarro também serão uma ajuda.
Como eliminar gordura localizada
Mas, se você já possui a bendita gordura localizada, aí a questão vai demandar um pouco mais de esforço e paciência. Afinal, perder a gordurinha não é tão fácil quanto armazená-la. Entretanto, não desanime, pois é um processo possível. Para isso você vai precisar começar com a consciência sobre o assunto e tomada séria de decisões.
Além de adotar hábitos mais saudáveis no seu cotidiano, há procedimentos estéticos que podem ajudar na eliminação da gordura localizada. Eles estão disponíveis desde os mais simples, até os mais elaborados. Antes de escolher um tratamento, você precisa considerar o grau em que se encontra a gordura localizada. Ou seja, para cada quantidade, localização e grau de flacidez, você poderá adotar uma técnica específica.
Como sempre, o ideal é fazer tudo com o acompanhamento profissional devido. Assim, para decisões radicais de alimentação, inícios da prática de exercícios físicos, ou mesmo tratamentos estéticos, é importante ter a opinião e o respaldo de pessoas competentes para o assunto.
Leia também: Estrias: Principais causas e como evitar
Para saber mais sobre o assunto e conhecer boas estratégias de solução, conheça a Intatos!