O mês de novembro é marcado como o mês da luta contra o câncer de próstata, assim como o mês de outubro foi escolhido para conscientização sobre o câncer de mama. Este câncer atinge a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga masculina e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Ele é o câncer que mais atinge os homens, depois do câncer de pele. Infelizmente essa é uma doença bastante comum, mas o medo e falta de conhecimento fazem com que muitos homens evitem o assunto.
O que é o câncer de próstata?
No funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal e isso provoca o tumor. A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Também há casos que em que o homem pode apresentar dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já durante a fase avançada, pode-se sentir dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Diagnóstico e tratamento
Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença existe ou não podem ser realizados o exame de toque retal, onde o médico avalia o tamanho, forma e textura da Próstata e o exame de PSA. Este último é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.
Para confirmar o câncer da próstata é preciso fazer um biópsia, onde são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem utilizados no laboratório. Porém, a biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
O tratamento pode acontecer de várias maneiras. A principal é a cirurgia, mas também podem ser aplicados tratamentos hormonais, radioterapia e ouros tratamentos. Tudo irá depender do estágio da doença e escolha do médico.
O câncer de próstata é uma doença que pode ter sérios desdobramentos. Preocupar-se com a saúde não afeta a sua masculinidade. Vergonha mesmo é não se preocupar. Fique esperto!