Dicas e
conteúdos únicos

Para sua beleza
aflorar

Como escolher o protetor solar ideal para sua pele

Quando o assunto é cuidados com a pele, se há algo que não pode ficar de fora do check-list, é a utilização diária de protetor solar. Entretanto, a rotina de cuidados vai muito além da aplicação do filtro no rosto. Ao contrário, ela começa muito antes, em uma etapa que também é muito importante: a escolha correta, conforme o seu tipo de pele.

Faz parte do cuidado o conhecimento sobre qual é a versão ideal para o seu corpo. Pois, cada um dos tipos de filtro solar possui especificações direcionadas para determinado tipo de necessidade. 

Mas, não se preocupe, nós temos aqui as melhores dicas sobre o assunto. Ao final deste post você saberá exatamente o que considerar na hora da escolha. Então, continue aqui com a gente!

Escolha um bom FPS

A primeira dúvida que se te tem na hora de comprar protetor solar é sobre a importância do FPS. E, essa é uma dúvida bastante plausível, pois, o fator de proteção solar é um item de muito valor no processo de cuidado.

Há quem diga que o fator de proteção pode ser calculado considerando o tempo de aplicação. Por exemplo, um protetor solar com FPS 30, protegeria o corpo por 300 minutos, e assim sucessivamente.

Entretanto, a orientação profissional é que haja aplicação com intervalos máximos de 2 horas, especialmente quando se está em exposição direta ao sol e contato com a água. Assim, embora o FPS 30 seja uma escolha considerada suficiente, quanto mais sensível ao sol, maior deve ser o fator de proteção escolhido por você.

Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

Em aspectos gerais, é interessante observar os seguintes aspectos para a utilização de cada fator:

FPS 20 e 30

Esses são os menores fatores de proteção possível na cadeia dos protetores solares. Essa indicação geralmente se aplica ao uso diário e cotidiano, com aplicação reiterada.

Além disso, os adultos com pele negra tendem a ter uma proteção solar natural muito maior do que as peles mais claras. Nesse caso, o protetor solar com FPS 20 e 30 já são suficientes

FPS 45

Para as peles consideradas morenas ou mulatas, o FPS 45 é suficiente. Embora aqui se tenha tons de pele bronzeiam e queimam, a proteção é eficaz com o 45. Mais do que isso, proteções com FPS muito mais fortes podem manchar a pele.

FPS 60

Na categoria de FPS 60 estão aquelas pessoas que possuem a pele mais clara. Quem tem sardas pelo rosto ou se queima muito facilmente, por exemplo, precisam se atentar para a utilização de um fator de proteção maior.

Da mesma forma, as crianças devem ser protegidas com protetor solar com fator de proteção solar acima de 50. Isso porque elas costumam ter a pele mais sensível e menos pronta para a ação do sol.

Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

Tipos de pele

Quanto aos tipos de pele, é interessante que você saiba que há produtos diferenciados para cada um deles. Pois, conforme nós já adiantamos, peles diferentes refletem necessidades diferentes. Logo, a atenção também deve ser diferenciada, e de acordo com a necessidade de cada um.

De maneira geral, a escolha baseada no tipo de pele tem mais a ver com a textura do protetor solar.

Peles mistas e oleosas

Para a pele considerada mista ou oleosa, por exemplo, o protetor solar mais indicado é aquele que possua uma textura mais fluida e livre de óleos. Isso porque, esse tipo de protetor solar não vai deixar resíduo oleoso na pele. Assim, além da proteção solar, a loção ainda controla a produção de sebo que entope os poros.

Quando se escolhe um produto específico para esse tipo de pele, você também evita a formação de acnes e espinhas, o que é muito bom. Por fim, os protetores solares que possuem toque seco dão mais conforto ao rosto, evitando aquela sensação de sujeira e suor que se pode ter com a mistura da pele oleosa com produtos que também sejam oleosos.

Peles secas

Já para as peles consideradas secas, o melhor protetor solar em relação a textura, é aquele que possui um potencial maior de hidratação. Além da própria textura, você pode apostar também em produtos com ácido hialurônico e cobertura média. Em conjunto com o aspecto cremoso, esse tipo de protetor pode fazer muito pela sua pele e pelo processo de envelhecimento dela.

Peles sensíveis

Por fim, para aqueles que possuem maior sensibilidade na pele, há cuidados também que podem ser aproveitados por meio da escolha correta do protetor solar. Nesse caso, a aposta ideal é em produtos que possuam efeitos calmante, hidratante e com potencial de recuperação.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer boas estratégias de solução, conheça a Intatos! Afinal, são mais de 10 anos de boas práticas e conhecimento sobre o que há de melhor na estética.

Leia também: Ultrassom microfocado: O melhor tratamento para sua pele

Encontre o tratamento
ideal para você!

Estamos aqui para fazer você alcançar seus objetivos e
ficar bem consigo mesmo.

Posts relacionados

CÂNCER DE PELE PART.2

Olá, pessoal. O post de hoje é muito importante, pois vamos aprender a prevenção contra o câncer de pele. Primeira...

Leia mais

Todos os direitos reservados para Intatos Estética Avançada

WhatsApp Online
1
Converse conosco agora!
Como posso te ajudar?