Se você prometeu na sua listinha de resoluções que vai perder peso, essa é uma boa hora para começar. Se não prometeu, mas identificou que precisa fazê-lo, também é muito bem vindo. Ao optar pela dieta termogênica, as chances de uma perda mais rápida são muito maiores. Mas, claro, é preciso fazer tudo com responsabilidade e conhecimentos sobre o assunto.
Exatamente por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Assim você dará passos seguros em direção ao emagrecimento.
O que é a dieta termogênica?
Primeiramente você vai precisar entender o que é a dieta termogênica e o seu funcionamento. Assim, você saberá se essa é a melhor escolha para o processo que está vivendo.
Então, esse tipo de dieta é baseada em alimentos considerados termogênicos. Como principal função, esses alimentos aceleram o metabolismo do corpo, fazendo com que você elimine muito mais rápido aquilo que o seu corpo não precisa.
Benefícios da dieta termogênica
Conforme nós já adiantamos acima, essa é uma maneira eficiente de acelerar o processo de emagrecimento. Como os alimentos da dieta possuem um poder de acelerar o metabolismo, se acelera também o processo de quebra das gorduras e calorias. E é assim que a mágica acontece.
Além da aceleração do metabolismo e da queima de gordura, esse também é o tipo de dieta que ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim. Então, além do efeito no emagrecimento, ela também dá uma boa força para a manutenção da saúde.
A dieta termogênica também tem uma boa participação na eliminação de toxinas do corpo. Ao fazer isso, os alimentos também ajudam o seu corpo a diminuir os riscos de ocorrência de algumas doenças.
Principais alimentos termogênicos
Como se trata de uma dieta termogênica, é claro que a sua composição é feita de alimentos termogênicos. Eles possuem funções importantes no processo e, juntos, potencializam os resultados.
Canela
A canela, por exemplo, é um bom exemplo de alimento dessa categoria. Especialmente para o processo de emagrecimento, ela atua promovendo a saciedade para o corpo. Além disso, o seu sabor inibe o desejo por alimentos doces, o que é um ótimo auxílio na dieta. Mas, ela também ajuda a elevar a temperatura do corpo e a regular a liberação de insulina feita pelo pâncreas.

Café
O café também é um alimento constantemente explorado em dietas termogênicas. Isso porque, a cafeína é uma substância termogênica e está presente no café em boas quantidades. A partir dessa substância o sistema nervoso é ativado, promovendo maior concentração e foco.
Além disso, o consumo desse alimento dá energia para o corpo. Assim se tem mais disposição para atividades física e para enfrentar a rotina. Entretanto, apesar de ser uma ótima pedida, aqui é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, o excesso pode desencadear gatilhos em problemas como ansiedade e insônia.
Gengibre
Não à toa, o gengibre é bastante utilizado em diversos tipos de receitas. Inclusive, por causa do seu potencial termogênico, é uma boa saída para esse tipo de dieta.
Entre os principais benefícios, o gengibre é capaz de estimular a produção de substâncias como a dopamina. E, essa é aquela substância que a acelera a queima de gordura ao mesmo tempo em que diminui a sua absorção pelo corpo.
Para que faça a tarefa que se espera dele, o gengibre pode ser consumido tanto fresco quanto desidratado. De maneira geral, as pessoas costumam utilizar o alimento em saladas, sucos, sopas e chás.
Chá verde
Essa também é uma figurinha carimbada nas dietas. E, com toda razão, já que o chá verde é um excelente estimulante para o processo de emagrecimento.
Nesse caso, trata-se de uma combinação eficiente entre mecanismos da cafeína e das catequinas. Por serem mais energéticos, eles estimulam a movimentação do corpo. Logo, o resultado é mais saúde e perda de calorias.
Mas, não é só isso, o chá verde também age como diurético e antioxidante. Assim, também contribuem para o combate aos radicais livres e ao processo de envelhecimento precoce.

Cuidados necessários
A grande verdade é que essa variedade de alimentos pode atender a qualquer tipo de pessoa. Mais do que isso, de onde eles vieram com certeza tem muito mais.
Entretanto, é sempre importante prestar atenção em alguns detalhes. Apesar de ser uma dieta bastante democrática, alguns termogênicos devem ser evitados por grávidas e lactantes. Mas, as restrições são quanto à cafeína, por exemplo, geralmente presente em chás e cafés.
Leia também: 5 dicas de Detox pós-Natal e Ano Novo
Para saber mais sobre o assunto e conhecer boas estratégias de solução, conheça a Intatos! Afinal, são mais de 20 anos de boas práticas e muito acúmulo de conhecimento sobre o assunto!