Também conhecidas como melasmas, as manchas escuras na pele podem acontecer nos braços, pescoço, colo e principalmente no rosto. Na maioria dos casos as mulheres são mais afetadas por essas manchas, mas elas também podem atingir os homens.
Não existe uma causa definida, mas elas podem estar relacionadas ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O melasma pode ser influenciado pela exposição à luz ultravioleta e a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.
Como são?
As manchas são escuras e castanhas e aparecem principalmente na maçã do rosto, nariz, testa e no buço. Um tratamento inadequado pode agravar a situação do melasma.
Como acabar com o Melasma?
Os tratamentos podem variar, mas em todos os casos é orientado que o paciente se proteja dos raios ultravioleta e da luz visível.
Os procedimentos mais realizados são o os peelings e a aplicação de luz pulsada ou lasers.
Proteção
Primeiramente é necessário o uso de filtros solares com o Fator de Proteção alto nas regiões onde as manchas estão. Eles devem proteger contra os raios UVA e UVB.
Cremes
Os cremes que são utilizados contra as manchas são à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. Com eles o resultado demora cerca de 60 dias para começarem a aparecer, porém não é um método que funciona com todos os pacientes.
Peeling
Esses tratamentos clareiam a pele de forma gradual e muito mais rápido que os cremes citados anteriormente. Na INTATOS você encontra o Peeling 3D, o Peeling Químico,Clariled, entre outros tratamentos para o combate aos melasmas. A nossa equipe pode indicar o mais adequado para você.
Em nosso blog você também encontra mais conteúdo sobre outros cuidados com a pele e para mais informações, você pode entrar em contato diretamente conosco.